Vamos falar aqui um pouco sobre edição de vídeo. Editar vídeo é um trabalho criativo e também que exige muita dedicação e tempo até se tornar um excelente profissional. Há diversas maneiras de se tornar um grande editor de vídeo, e qual a principal? Paixão por vídeos.
Um grande editor consegue transformar um projeto simples em um vídeo incrível. E pra te auxiliar nessa longa e encantada caminhada, separamos 10 dicas nas quais acreditamos ser necessárias. Fique ligado!
1 – AMBIENTE
Para um editor é fundamental estar em um ambiente silencioso. Até mesmo para escutar aquilo que se edita e também para focar melhor no trabalho. Escolha um ambiente calmo e sem interrupções para editar. Tranque a porta onde você estiver, se possível. Ah, e escolha um fone de ouvido bom e potente. Ele será extremamente útil.
2 – COMPUTADOR
A ferramenta principal de um editor é com certeza seu computador, antes mesmo do software. Afinal, para se instalar um você precisa de um PC!
Tente montar ou comprar um computador com bom desempenho, que tenha uma placa de vídeo dedicada e também um processador moderno. Dependendo do tipo do arquivo, da quantidade de arquivos na timeline, o computador começa a travar e você irá ficar na mão.
3 – SOFTWARE
Há vários softwares de edições hoje em dia no mercado. Dos mais simples e básicos, aos mais sofisticados. Se dedique em aprender um e quando você estiver manejando bem suas ferramentas, aprende outro, se quiser. Aqui vão três softwares profissionais mais usados (alguns pagos):
Adobe Premiere Pro
Sony Vegas Pro
Final Cut Pro X
4- FOCO
Quando realizamos qualquer tipo de tarefa, precisamos ter foco para executá-las e finalizá- las. Quando se trata de editar vídeo, não é diferente. Um grande aliado do editor profissional é o foco. A concentração em fazer a melhor edição, o melhor jeito de montar, de cortar as cenas.
O grande problema que enfrentamos hoje em dia é a competição pela nossa atenção. Então, quando for editar, desligue seu smartphone ou coloque no silencioso, feche as abas das redes sociais e fique no mínimo meia hora focado na edição, não interrompa esse tempo. Você com certeza terá melhores resultados!
5- FERRAMENTA
Há diversas ferramentas dentro de um software de edição. Teste elas, use elas de diversas maneiras, experimente-as. Ferramentas para colorir seu vídeo, ferramentas de corte, ferramentas para melhorar seu áudio e etc.
Busque por tutoriais no YouTube, há muita coisa na internet sobre como usar melhor as ferramentas dentro do programa. Cabe a você, cabe a nós, sempre buscar as melhores formas de usufruir delas.
6- APERFEIÇOAMENTO
Uma dica para a vida toda. Nunca pare de estudar. Use a dica 5 para isso também, veja tutoriais, siga editores que você considera bons em sua área de atuação, eles sempre tem muito a oferecer. Veja o que está se usando, o que está na moda, teste, faça, repita, até você ser o melhor possível.
Esse é o grande segredo dos grandes editores. Sempre estar se aperfeiçoando, fazendo cursos, estando em contato com outros profissionais, buscando mais conhecimento. Leve essa dica para a vida!
7 – REFERÊNCIAS
Sempre que assistimos a um filme, a uma peça publicitária, um videoclipe, seja o que for, ele foi construído com base em grandes referências. Nunca pensamos do zero. Há uma frase bem famosa que sintetiza isso: Nada se cria, tudo se copia.
Nunca criamos algo realmente do zero. Sempre vamos usar uma ideia com outra ideia que vimos em algum lugar e assim por diante. Por isso é fundamental estar cercado de grandes profissionais e artistas. E sempre que puder, assistir os mais variados temas para buscar inspiração para os seus vídeos. Isso com certeza é um grande diferencial.
8 – DOMINE UM ESTILO
É natural que ao longo do tempo estilos de vídeos ou temas irão nos chamar mais atenção do que outros. Um editor de vídeo precisa dominar diferentes áreas. Porém, quando se tem sucesso em uma, você se torna referência e passa a ser mais visto e solicitado nesse tipo de trabalho.
9 – SEJA ORGANIZADO
Um dos grandes vilões do editor de vídeo com certeza é a desorganização dos projetos e arquivos. Quanto mais desorganizado você for, mais tempo perdido você terá.
Um projeto bem executado é um projeto bem organizado em pastas. Separe cada tipo de arquivo diferentes em suas respectivas pastas. Use as cores de pastas para diferenciar e ajudar no modo de organização.
Softwares como Premiere, por exemplo, usam o sistema de linkamento. Nele, você importa os arquivos de uma pasta no computador e se aquela pasta desaparecer ou mudar de lugar, o arquivo ficará offline, ou seja, não será possível ser feita a edição e a visualização dele.
Torne a organização um hábito!
10- SEJA DISCIPLINADO
Disciplina e organização andam de mãos dadas. A procrastinação é um grande problema do editor, e confesso que já fui muito refém dela. Jobs atrasados, mal feitos ou até mesmo incompletos fazem parte da rotina de quem não é disciplinado.
Divida sua agenda por horários e metas a serem cumpridas naquele dia. Liste o que você tem que fazer naquele dia e vai “tickando” aquilo que você já fez. Isso o ajudará a ser mais produtivo!
Aproveite essas dicas e coloque em prática! A prática leva a perfeição. Até a próxima!
Precisando de Edição de Vídeo? Fale Conosco:
contato@granadofilmes.com.br
19 9.9849-1066
Produtora de Vídeos Profissionais Granado Filmes